sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Levando a UFSB para outros estudantes

Dessa vez, nós é que tivemos que levar a Universidade Federal do Sul da Bahia para outros estudantes. Foi nos dada a missão, pela professora Andrea Carla Dalmolin do componente Universidade e Sociedade, de apresentar a Instituição a outros estudantes que tem o sonho e o objetivo de entrar na universidade. Ninguém melhor do que nós estudantes da ufsb para realizarmos essa missão. Nós também estávamos há pouco tempo com o desejo de ingressar na universidade, temos a experiência de todo o processo para chegar-se ao curso superior.
Nosso colega Edilson conseguiu contatar o diretor da escola Inácio tosta Filho, localizada em Itabuna, afim de agendarmos a visita a escola. Feito isso, nós nos encaminhamos para a escola no horário  e dia estabelecido. Distribuímos panfletos para os estudantes, falamos sobre todo o processo de ingresso na ufsb, falamos a respeito dos cursos ofertados, dos auxílios oferecidos, da estrutura da instituição. Os estudantes ficaram em postura de respeito e demonstraram interesse e compreensão pelo assunto. Foi gratificante, pois há pouco tempo, eu é quem estava do outro lado, perdido, sem saber ao certo em que universidade ingressar, sem saber qual curso escolher, quantas horas estudar para passar no vestibular e no Enem. E agora tive a oportunidade de fazer o papel inverso, que era incentivar outros a chegarem na universidade. Apresentamos um discurso solidário sobre os caminhos da universidade, tentamos ao máximo ser bem receptivos no ouvir e no falar, pois dessa maneira conseguimos mostrar que eles também tem capacidade, que eles também tem direito de ingressar em uma universidade. Através desse trabalho, conseguimos entender que quando chegamos em algum lugar, é nossa responsabilidade ajudar os outros a fazerem o mesmo, ninguém melhor do que nós mesmos para passar as nossas experiências aos mais novos, aos que ainda estão começando a caminhada. Gostaria de ter feito mais, gostaria de poder sentar com cada estudante e falar sobre seus desejos em relação a universidade. Porém, reconheço que o pouco que fiz ali naquela escola, significará muito daqui a alguns anos. Falando para aqueles estudantes, estava pensando nas palavras de Paulo freire, "quem ensina aprende, e quem aprende ensina ao aprender" , e foi essas palavras que traduziram aqueles momentos dedicados aos estudantes. Eu aprendi muito com eles, e tenho certeza que eles aprenderam muito comigo e com meus colegas. Aprendi que, onde quer que estejamos, é papel nosso orientar os outros a chegarem lá também.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabou-se o que era doce

Essa foto representa uma história de pessoas que aprenderam e ensinaram, representa um fim de uma etapa, uma etapa de conhecimento e auto...